segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Autoritários...

Lembrei-me de fazer um post sobre arbitragem, tema polémico...
Não falo de erros de avaliação, um árbitro em qualquer desporto é humano e como os restantes "artistas" também erra. Falo sim de excesso de autoridade, dizer-se que "eles é que têm a faca e o queijo na mão" não deixa de ser verdade, mas é por isso também um problema. Quantos árbitros já foram castigados por ofensas ou falta de respeito a jogadores ou dirigentes? Pois é, numa discussão entre árbitro e jogador por vezes são ditas coisas menos próprias de parte a parte, mas só há sanção para o atleta.
Tomo como exemplo o Alentejo, ainda hoje em Elvas, onde estive a acompannhar o Elvas - Oriental que foi dirigido por um árbitro da A.F. Évora, vi isso mesmo. Vi um "juíz" novo e também crú, aos 9 minutos amarelou um "jovem" de 38 anos porque demorou 5 segundos a marcar um livre, no mínimo caricato. Mostrava amarelos em lances divididos e depois quando se registaram entradas duras os cartões ficaram no bolso.
Chama-se a isso dualidade de critérios, eu chamo incompetência. Gostava sinceramente de saber qual a nota dada ao "míudo" pelo observador, mas para estar na 3ª Divisão é porque a nota geralmente é boa...

Sem comentários: