sábado, 20 de dezembro de 2008

Livre Directo - 18 de Novembro

Aqui fica o Livre Directo da edição desta quinzena do Jornal ECOS.
´
1 – Chegando ao fim de mais um ano, é também altura de balanço em termos desportivos. A nível nacional, tivemos, neste ano, um Europeu de futebol e uns Jogos Olímpicos. No Europeu, não podemos classificar como negativa a prestação da equipa portuguesa. Apesar de termos ficado pelos “quartos” e com a sensação de que poderíamos ter ido um pouco mais além, a tarefa era difícil e a sorte foi madrasta ao colocar-nos pela frente uma fria Alemanha num jogo a eliminar. Nos Jogos Olímpicos, à boa maneira portuguesa, houve polémica para dar e vender. Desde uns que brincaram com as horas das provas até a outros que criticaram os próprios colegas, houve um pouco de tudo. Até apareceram medalhas, mais que merecidas para Nelson Évora e Vanessa Fernandes, definitivamente casos à parte na realidade portuguesa. Havia esperanças em outros atletas mas, talvez, houvessem sim fasquias muito elevadas. Penso que, dos que falharam o pódio, apenas Gustavo Lima o fez por manifesto azar e o seu 4º lugar é mais que injusto.
Aqui mais perto, também é tempo balanço. No final da época 2007/2008, vimos o Distrital de Évora ser “enriquecido” com emblemas mais habituados a outras realidades. União de Montemor e Estrela de Vendas Novas voltaram aos “pelados” (felizmente já não muitos) e o Lusitano de Évora operou um autêntico milagre da salvação que o deixou nos nacionais. O Atlético de Reguengos venceu com toda a justiça o Distrital e está, com os resultados alcançados até esta altura, a provar ter equipa para os nacionais. Aqui no Concelho, o ano de 2008 acaba por ser bem melhor para o Arcoense do que para o CF Estremoz. A equipa da freguesia de Arcos, conseguiu finalmente o regresso à Divisão de Honra e a equipa de Estremoz não conseguiu evitar a descida para a 1ª Distrital de onde tenta sair nesta época. Para já, a tarefa não se afigura nada fácil. No Hóquei em Patins, este ano de 2008, fica marcado por mais uma subida do CF Estremoz à II Divisão e também pelo comportamento exemplar da equipa feminina do Externato São Filipe que deu cartas no Nacional da categoria. Este ano, fica também marcado, pelo surgimento de novas modalidades. Rugby (REC) e Futsal (Ajes), são mais duas modalidades para praticar e apoiar nesta cidade. No caso do Rugby, é preciso saudar a preocupação com a formação e a seriedade com que se tenta trabalhar. Na Natação, à semelhança de anos anteriores, os nadadores do CF Estremoz lá vão conquistando o seu lugar e melhorando tempos ano após ano. Esta é uma modalidade que, nesta cidade, além de fazer bem à saúde, também ela está bem do ponto de vista clínico.

2 – Vou tentar “despir a camisola” e analisar à distância os recentes acontecimentos na equipa principal de Hóquei em Patins do CF Estremoz. A saída do treinador, teve contornos bastante polémicos e, para o simples adepto, pouco esclarecedores. Este é mais um episódio pouco feliz do hóquei estremocense que deve, de uma forma desapaixonada, fazer pensar aqueles que nele tiveram intervenção. Entre acusações e incerteza de quem manda, ficámos mais uma vez com a certeza que, acima de tudo, mandam os resultados, ou pelo menos, foram eles a despoletar a situação. Tratar de assuntos tão delicados na “praça pública”, foi o bastante para que se desmorona-se um “castelo” que parecia estar bem firme. Não vou encontrar culpados pois acho que, no final das contas, há é poucos inocentes. Certeza tenho, que tudo isto poderia ter sido evitado se tivesse havido mais preocupação com o futuro do que com o passado e, assim, as pessoas se tivessem entendido na altura certa. Francisco Chouriço chega agora à equipa, com a difícil missão de fazer esquecer todos estes acontecimentos. A sua tarefa não será fácil, mas a ambição de toda a equipa em ficar na II Divisão pode ser determinante para um final positivo. Penso que, tudo o que foi dito, deve ter mexido com o orgulho dos jogadores, pois se não mexeu, aí sim, o caso é grave…

Sem comentários: