terça-feira, 14 de abril de 2009

Os merdas...

Somos isso mesmo. Sim, a equipa sénior do CF Estremoz de Hóquei em Patins "não vale nada". É mais fácil bater quando se está por baixo. Quando o barco está a ir ao fundo, os ratos são os primeiros a fugir.
Constantemente aparecem opiniões de quem nunca ganhou nada na vida mas que agora se julga no direito de criticar aqueles que DÃO dias e, acima de tudo, horas de trabalho a um clube. Não falo só dos jogadores, pois esses já sabemos que "não valem nada", falo também de directores, seccionistas e outros que acompanham uma equipa e que tiram tempo às familias para estarem ao serviço dos outros.
Os seccionistas do hóquei sénior do CF Estremoz têm sido incansáveis no apoio à equipa, quer em termos logísticos, quer em termos de amizade e compreensão. Andamos a perder mas, acreditem, ninguém mais do que nós sofre com isto. Somos nós que somos abordados por conhecidos na rua e ouvimos "Para o ano lá vão outra vez para a 3ª!". Somos nós que somos alvos de piadas menos abonatórias quando são revelados resultados mais desagradáveis. É mais fácil andar por fora e criticar. Aqueles que há um ano motivavam excursões hoje já não prestam. Aqueles que há um ano eram vistos como muito bons hoje são caceteiros e maus perdedores (além de "não jogarem nada").
Aconteça o que acontecer, vamos continuar a honrar a camisola que vestimos. Vamos continuar a estar de cabeça bem levantada num sítio onde muitos gostavam de estar apesar de "tudo ser mau". Vamos terminar o campeonato com a dignidade que este clube merece. Sabemos com quem contar. Aqueles que estão connosco sabem que este desabafo nada tem a ver com eles. Temos a capacidade de olhar para as bancadas e ver quem de facto está connosco. As palmas que, todos os jogos, ouvimos no final independentemente do resultado, são também um motivo para continuarmos a enfrentar os adversários, os que andam dentro do campo e os que vagueiam fora dele...

8 comentários:

Anónimo disse...

apoio a 100%
Força

Zé disse...

Senhor Lameiras concordo consigo em algumas coisas que refere. Sou daqueles que tenho ido quase a todos os jogos. Não posso aceitar aquilo que o seu colega (o careca) faz em todos os jogos, agressões e provocações aos adversários e aos árbitros. Já não bastava os pontapés que deu no capitão da Amadora e parece que no acesso aos balneários lhe deu uma stickada. São estas atitudes que lhe ficam mal e mancham a imagem do clube. Eu sou daqueles que no final vos tenho aplaudido pelo esforço e dedicação, agora mau perder...Qual é o problema de ir para a 3ª divisão? Se calhar até nos faz bem, pois acho que ainda nos falta estofo para a 2ª. É a minha opinião.

José Gonçalez disse...

Volto hoje a um assunto que me é querido, hóquei em patins.

Desde a última vez que fui treinador da equipa sénior de hóquei em patins do C. F. Estremoz, que não vou ao pavilhão, e muito poucas, mesmo muito poucas, têm sido as vezes que tenho feito algum comentário ou observação sobre o hóquei estremocense e, das poucas vezes que o fiz, fi-lo sempre em nome próprio e nunca sob a medíocre e cobarde capa do anonimato.

Actualmente em Estremoz, na blogosfera, existem dois espaço totalmente dedicados ao hóquei em patins de Estremoz, o site oficial da equipa sénior, liderado por dois amigos, o José Lameiras e o João dias, ambos jogadores da equipa sénior, e um outro, “Anónimo”, que muitos dizem saber de quem se trata, que muitas coisas tem dito sobre o hóquei em patins, incluindo tudo e quase todos.

Começo pelo segundo espaço, “Pica-Pau”, e fico-me só pelo nome, não pelo conteúdo, não pelas afirmações e informações prestadas, muitas bem pertinentes, mas apenas e só por ser anónimo. Ser anónimo não seria problema se a filosofia do blog fosse a de informação e opiniões sem violentos ataques pessoais. Quem quer dizer o que o autor do blog tem dito, e sem eu discutir sequer a qualidade, intenção e veracidade dos assuntos, deve fazê-lo dando a cara. Da forma que o faz, pelo menos para mim, não merece que nos detenhamos mais tempo sobre ele. Dar-lhe-ei todo o crédito e aceitarei as suas visões e opiniões no dia em que deixar de ser anónimo, porque assim conheceremos objectivos, motivações e pretensões.

Quanto ao segundo espaço, e devo referir que o que me motivou escrever este texto foi a leitura do último post do José Lameiras no seu, “O Meu Blog”.

Li atentamente o post a que faço referencia no parágrafo anterior e, se por um lado entendo o seu autor e a mágoa que lhe irá na alma, também entendo muitas outras coisas. No hóquei sénior, actual, do Clube de Futebol de Estremoz, as coisas não têm corrido bem, é certo, por exemplo, para mim foi uma surpresa o Francisco Chouriço ter aceite ir substituir o Zé Rui e, maior surpresa foi para mim a direcção o ter ido buscar. Como disse noutras ocasiões, dever-se-ia escolher um treinador que mais e melhor servisse os interesses e objectivos do clube e não o que melhor servisse os interesses e gostos de um ou outro jogador, quem queria, queria, quem não quisesse, paciência, cada um seguiria o seu caminho. O resultado está à vista, a solução está muito longe de ter sido a melhor, os resultados bem o têm provado. Não há memória, salvo melhor opinião, na história do Clube, de tão má sequência de resultados. E, tal como da ultima vez que o actual treinador tinha estado à frente da equipa, é inaceitavel a quantidade de cartões que a equipa está a receber, foi uma das minhas maiores preocupações, uma vez que já naquela altura, o Estremoz era uma equipa referenciada, como uma equipa absolutamente indisciplinada e que ninguém gostava de apitar, e isso, infelizmente voltou.

Não faço o mínimo comentário, sobre a secção, porque obviamente, são inteiramente justas as palavras que lhes dedicas, são pessoas de bem, desinteressadas e absolutamente dedicadas.

Caro amigo Lameiras, eu sou dos que não estou no rinque a bater palmas, porque decidi afastar-me, não faço e jamais alguém poderá dizer, aqui, ou em qualquer lado, que desde que saí fiz, ou faço qualquer comentário onde quer que seja sobre o hóquei em patins estremocense, (excepto na ocasião, e devidamente identificado, em que o Zé Rui saiu). Devo igualmente dizer-te que, como em tantas outras áreas da vida, se vai do 8 ao 80 em muito pouco tempo, no vosso caso, quando se está a ganhar ou quando se está a perder, é da vida. Devo referir por fim, que não acho que não tenhamos jogadores ou equipa para a segunda divisão, não. O problema, e desculpem lá que vos diga isto, é que vocês jogadores, muitas vezes também não têm ajudado, por muitos motivos e em conjecturas diferentes. Houve e há qualidade para fazer melhor, a vontade é que nem sempre tem sido a mais desejável. Quanto ao resto, concordo em tudo, é perfeitamente injusto e inaceitável, algumas coisas que se têm escrito sobre pessoas que, ao longo, muitos deles de quase uma vida, tudo têm dado e feito em prol do Clube, sem nada pedir em troca. Só não concordo com a vitimização do texto porque, não são “uns merdas” como dizes, mas também têm feito “algumas merdas”, como todos nós fazemos.

zf333 disse...

Só queria deixar a minha opinião e tanto se aplica ao hóquei como ao futebol em Estremoz:
São estes "merdas" que ainda mantém vivo o desporto em Estremoz, porque os outros "merdas" só sabem criticar.
Um abraço para todo o grupo do hóquei.
Ass: Plantel sénior do futebol - Frade

Zé Rui disse...

Depois de ler o post escrito pelo Zé Lameiras com um título muito sugestivo “Os Merdas...“, retirei algumas ilações. Apesar da ironia do titulo como que a sacudir a água do capote, tentando fazer passar a imagem de que pensam isso deles mas que na realidade assim não o é. Invoca então argumentos como: Somos isso mesmo. Sim, a equipa sénior do CF Estremoz de Hóquei em Patins "não vale nada". É mais fácil bater quando se está por baixo. Constantemente aparecem opiniões de quem nunca ganhou nada na vida mas que agora se julga no direito de criticar aqueles que DÃO dias e, acima de tudo, horas de trabalho a um clube, que tiram tempo às famílias para estarem ao serviço dos outros. Andamos a perder mas, acreditem, ninguém mais do que nós sofre com isto. Somos nós que somos abordados por conhecidos na rua e ouvimos "Para o ano lá vão outra vez para a 3ª!". Somos nós que somos alvos de piadas menos abonatórias quando são revelados resultados mais desagradáveis. Entre outras coisas.
Acredita que compreendo perfeitamente as tuas palavras e o que de sentido elas têm. Não é fácil provar o próprio veneno. Como deves também compreender já esta época fui vítima de comentários menos próprios por parte de alguns elementos da equipa da qual também tu fazes parte. Como sabes em relação a tudo o que escreves, eu me revejo. Todos os dias que dei ao hóquei ( de livre vontade ) tive que retira-los a alguém, neste caso à família que acaba por ser o mais importante mas também aos amigos e a tudo o que se possa fazer na vida se não existir um compromisso. Em suma sacrifícios todos fazem quando de uma forma desinteressada nos ligamos a algo, e tentamos dentro de todas as limitações desempenhar o nosso papel o melhor possível. Sem o mínimo de vaidade sei que o consegui, mesmo que alguns digam que não. Nunca quis os louros para nada, disse sempre que eles eram para os jogadores e dirigentes. Mas uma coisa ninguém pode negar que ouve louros isso ouve.
No entanto acabo por não compreender totalmente a revolta que aqui expressas e que poderá também ser a dos restantes elementos da equipa. Uma vez que já por várias vezes estiveram do outro lado da barricada, vangloriaram-se de o ter feito e pouco se importaram com tudo o que tu agora apontas como factores para que não possam ou não devam ser criticados. Todos aqueles que foram outrora criticados e afastados por vós, enquadravam-se em todos os pressupostos que enumeraste.
De uma vez por todas, pelo facto de serem jogadores amadores, não estão imunes à crítica, não são nenhuns deuses, nem se lhes deve prestar cuidado nenhum em especial que não tenhamos que ter com qualquer outro interveniente no hóquei. Em todas as funções dentro do hóquei o amadorismo é comum a todos, por isso... . As coisas correm bem são aplaudidos, as coisas correm mal são criticados, como em qualquer parte do mundo, como em qualquer desporto ou outra actividade. Só têm que aceitar, continuar ou desistir.
Quanto ao resto do título do post, dou ênfase as reticências, pressupõem que apenas alguns o são, concordo plenamente.
Depois vem a frase “ Aqueles que há um ano motivavam excursões hoje já não prestam. Aqueles que há um ano eram vistos como muito bons hoje são caceteiros e maus perdedores (além de "não jogarem nada") ”. Voltas a ter toda a razão. Com muitas outras pessoas isso se passou, e muitos ficaram impávidos, serenos e orgulhosos. Como em todos os desportos hoje somos bestiais, amanhã somos bestas, são os resultados que contam. Não querem algum carácter de excepção para vocês, são e serão sempre tão criticáveis como todos os outros.
A solução é aguentar. Aguentar como eu e outros aguentaram.
Imagina o que é sentir os festejos de uma subida e dias depois o castelo desmoronar, só porque se disse algo que não caiu bem aos meninos. Quando durante cinco anos tive que engolir sapos do tamanho da torre Eiffel, estão de novo a provar do próprio veneno.
Li também o post do Zé Gonçalez, e ele é bem esclarecedor em todos os assuntos que comenta. Desde compreender a magoa do Zé Lameiras, passando pelo blog que diz conter factos bem pertinentes, à solução encontrada para treinador que de facto não resulta, aos maus resultados e à série mais negra de sempre, entre outros assuntos. Retiro como ponto forte a frase “Só não concordo com a vitimização do texto porque, não são “uns merdas” como dizes, mas também têm feito “algumas merdas”, como todos nós fazemos”. De facto vem na minha linha de pensamento, o mal é quando se pensa que só os outros são uns merdas, nós nunca.
Por fim o post do Zé Frade em que diz que são estes merdas que fazem o desporto em Estremoz. É bem verdade, mas esses merdas são todos não são só alguns.
Muito mais podia dizer, fica talvez para outro momento.
Esta é a minha opinião, não lhe retiro uma vírgula. Alias como sempre.
Zé Rui

josélameiras disse...

Zé Rui,

Em primeiro lugar obrigado pela participação.
Percebo as tuas palavras e não dúvido que me entendas. No entanto, esta é apenas uma opinião minha e não da equipa. Foi apenas um desabafo que tive pois, se não bastasse os resultados não serem bons, estou desiludido com certas críticas infundadas que por aí têm aparecido.
Claro que não somos deuses e, o facto de não sermos remunerados não nos dá nenhuma "capa" para que não sejamos críticados. No entanto, não posso aceitar que agora que estamos em baixo, tudo sirva para nos atacar. Gostava que nos respeitassem mais pois ninguém está mais desiludido que nós.

Um abraço
José Lameiras

joao rita disse...

A pesar de estar a 300k de distancia, mas distancia esta que não se altera no tempo ou seja, já à 35 anos quando eu jogava no CFE, e Hoquei militava na 1ª c/ o ringue fizesse chuva, frio ou sol sempre cheio, quando começou a descida já não prestavam para nada, já eram uns merdas. Como nós diziamos na altura isto irá mudar. Por visto continua na mesma...

http://alentejano58.blogs.iol.pt/

J.M.B disse...

Meus caros amigos do Hoquei em Patins :) reparei no Vosso Blog por acaso e reparei que falavam de Hoquei em Patins :) o meu Primeiro Grande AMOR .
Comecei a patinar aos 5 anos :) depois foi dos Infantis até 2 anos de Séniores e só o Grande amor de uma MULHER me fez deixar essa Modalidade linda que tem 8 RODAS .
Fui Guarda-Redes e Representei a Seleção nacional de Jevenis e de Juniores :) Campeonatos da Europa e Taças latinas .
Hoje no PRESENTE o problema não está na VOSSA terra e no Vosso HOQUEI mas sim na ECONOMIA .
Voçês tem a complicação de estarem longe de Tudo ...
Admiro a Vossa Coragem de seguir em frente .
A minha terra e o Clube que me viu nascer :) A.D.V - Associação Desportiva de Valongo que me orgulhou tambem passa por momentos como os vossos :) 1ª e 2ª e depois igual e sempre assim .
Lembro que o meu Clube faz poucos anos andava na taça CERS todos os anos e num PASSADO muito Passado na TAÇA dos Campeões .
Já pensaram como tudo muda na vida ? ainda hoje podem ouvir o Comentador da RTP Victor Bruno que tantas alegrias nos deu a todos é nascido e criado em valongo e jogou comigo em Valongo e depois Porto .
O meu valongo chegou a ter jogadores de top do hoquei nacional .
O pavilhão tinha 4500 pessoas e de pé :9 quando lá desfilavam : Ramalhete ,Picas,Livramento,Sobrinho,Rendeiro,do meu valongo Alves ,Victor Bruno,Antonio Vale ,Lino,Américo,Pires.
Ver Jogar na minha terra o Barcelona com o Carlos Trulhós que era o Ronaldo das Balizas :) e sendo que eu fui Guarda-Redes já me imaginam ??? Força com o Vosso Clube porque só assim lá chegam .
No meu inicio levei 14-0 contra o f.c.porto mas ao longo da vida cheguei a dar 28-1 a um clube que se Chama Sobreira :) vida tem destas coisas que se tornam bonitas com o tempo :) .
As saudades são muitas .
Se fosse de mais proximo ajudava a com o meu saber .
Aqui existem muitos como eu ...
Abraços em Patins

J.M.B