segunda-feira, 27 de abril de 2009

Por falar em direitos dos animais...

Tenho lido, em blogues aqui da nossa terra, uma acesa e pertinente discussão sobre os direitos dos animais. Para falar sobre esses mesmos direitos, foram dados como exemplos as Touradas e os circos.
Sou um apaixonado da festa brava. Gosto de ver uma boa corrida de toiros ou mesmo uma divertida garraiada. Aceito que se defendam os animais mas apenas quando, os argumentos que são utilizados, não venham inundados de hipocrisia e demagogia.
O animal utilizado na festa brava, é o touro bravo. Nas ganadarias, esses animais são reis e senhores. São tratados melhor que muitos humanos que conheço e, é bom frisar, só existem para esta festa. São animais nobres que existem para que esta festa seja possível. Esta festa, dá emprego a muita gente. O número de pessoas que sobrevive à custa das corridas de toiros é incalculável. Não pensem que estou a falar só dos toureiros, pois já sei que estão a pensar que esses ganham até demais, falo de quem trabalha nas várias ganadarias em Portugal, de quem compõe o staf de cavaleiros e bandarilheiros, de quem faz as bandarilhas, de quem faz os fatos dos artistas, falo também de quem trabalha ns diversas praças de toiros, enfim, esta é uma indústria que em Portugal representa bastante.
Já alguém pensou a forma como morrem os diversos "mariscos vivos" que estão nos restaurantes? Pois é, são queimados vivos. Já alguém assitiu a uma "matança do porco"?Já repararam como são aniquilados os animais?
Ainda não vi ninguém à porta de marisqueiras a defender os animais. Aliás, só os vi (os mesmos) lá dentro, à mesa, a comer...

14 comentários:

Dinis Pacheco disse...

Mais nada.. é assim mesmo! este bando de maltrapilhos (não tenho nada contra maltrapilhos, só contra estes dos direitos dos animais) não têm mais nada que fazer. querem é dar nas vistas mas nem isso conseguem... em espanha chamam a atenção correndo pelas ruas todos nus.. mas so elas é que despertam algum interesse. elas as largadas de toiros porque esse bando de bandalhos a correr nus so serve para a malta dar umas risadas de tamanha estupidez! cada x ha mais touradas, mais grupos de forcados, mais cavaleiros e mais bandarilheiros! mais directores de corrida e cornetins, mais emboladores e areneiros... o que cada vez ha menos é paciência pra esta gentinha...

Abraço zé e vivam as touradas

Calvin! disse...

Epá não entendo porque também logo esses ataques assim... mas esta bem.
De qualquer maneira, se houvesse imaginando, legalmente brigas de cães, assim como sei la, outro tipo de animais. Achavas isso bem? De certeza que no fundo não achas que há qualquer coisa cruel no meio disso? Podes me chamar os nomes que quiseres, mas não deixo de pensar como penso por causa disso.

Anónimo disse...

nao sei se sabem...mas em paises desenvolvidos (EUA por exemplo) as touradas são sempre motivo de destino turistico por serem (e cito) "amostras da cultura RUSTICA e PROVINCIANA que já pouco se ve pelo mundo". É certo que aqui está incluidas as touradas com os matadores mas as portuguesas tambem se incluem nesse lote....é assim que as touradas nos promovem lá fora....um povo rustico e atrasado...e com comentários como o anterior está provado que é isso que grande parte dos portugueses realmente sao....Atrasados!

Anónimo disse...

"Paises de Maltrapilhos"-Argentina, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Itália, Holanda, Nova Zelândia e Reino Unido. 53 Municipios Espanhois, 3 Municipios Portugueses.
"Instituição Maltrapilha"-UNESCO
"Maltrapilhos famosos"- Hans Christian Andersen, Alain Delon, Victor Hugo, Franz Kafka, Renaud, Rainer Maria Rilke, George Bernard Shaw, Albert Schweitzer, Mark Twain, e H.G. Wells.
"Maltrapilhos Politicos"-Françoise Grossetête (Conservador), Bernard Lehideux (Liberal), Michel Rocard (Socialista e antigo Primeiro Ministro), François Léotard (anterior Mayor de Fréjus e antigo aficionado), e Alain Lipietz (economista e politico).

Tudo gentinha sem nada para fazer, como sempre e em consequência do baixo nivél cultural e educacional o nosso País está ainda muito atrás no respeito quer dos direitos dos animais quer dos direitos humanos.

Resta-me a esperança nas futuras gerações com mais informação e mais educação.Mas não tenham dúvidas aficionados, a tourada vai acabar é a evolução não podem fazer nada.

Dinis Pacheco disse...

nao conheço nenhum desses bichos..
Aficcionados famosos: 98% dos ibéricos e 30% dos franceses, 100% dos açorianos, 100% emigrantes, etc... poucos mas bons!!!

Dinis Pacheco disse...

e mais está provado cientificamente por um professor catedrático espanhol, não aficcionado nem activista dos direitos dos animais, logo neutro, que o touro não sofre dor durante a lide!!! este estudo teve a duração de 2 anos e acompanhava os toiros desde o campo até à praça! o estado de excitação e os niveis de adrenallina são tais que o animal não sofre dor!!
mas mesmo que sofresse é preferivel ter 10min de sofrimento que enfrentar a extinção! quem criaria toiros bravos sem tirar dividendos disso?? porque não os criam vocês??assim já os protegiam da extinção.. calvin eu n quero ofender ninguem mas exigirem que se acabe com uma coisa que a grande maioria dos portugueses gosta! a vontade de uma minoria não pode nunca prevalecer...

Anónimo disse...

Antes maltrapilho uma vida inteira a 1 segundo daquilo que possa "ser" esse Dinis Pacheco!

josélameiras disse...

Caros amigos,

Podemos debater estes e outros assuntos sem recorrer às ofensas pessoais. Com a colocação deste post, não era minha intenção que esse fosse o caminho.

Obrigado a todos

Fim disse...

Se for a Sintra e assistir a uma tourada ou a um espectáculo de circo onde entrem animais é porque a lei está a ser violada. A Assembleia Municipal decidiu proibir, na última reunião, este tipo de espectáculos, na sequência da aprovação do Regulamento de Animais de Sintra.

A medida, tomada na última quinta-feira, contou com os votos favoráveis do Bloco de Esquerda e da maioria do PS e da coligação “Mais Sintra”. Já a CDU e alguns deputados do PS e da coligação votaram contra.

Para Miguel Moutinho, Presidente da Animal, “o ano de 2009 está a ser absolutamente histórico para o progresso político da protecção dos animais em Portugal. Ao fim de muitos anos de luta com importantes consequências sociais mas sem consequências políticas a favor dos animais, a Animal está finalmente a testemunhar a concretização de medidas importantíssimas para os animais de Portugal, nomeadamente as tomadas em Viana do Castelo, Braga, Cascais e, agora, Sintra”.

E acrescenta, em comunicado: “Com a continuação do trabalho até aqui desenvolvido, reforça-se a convicção da Animal de que não tardará muito até que Portugal seja um país livre da tortura de animais em touradas e da brutalização e subjugação de animais em circos”.

Recorde-se que, no início do ano, Viana do Castelo foi a primeira a dar um passo no sentido de se declarar uma “cidade anti-touradas”. Depois, os presidentes da Câmara de Braga e de Cascais anunciaram a proibição de touradas nos seus concelhos, sendo que este último também não permitirá espectáculos de circo com animais em estruturas desmontáveis.

De acordo com uma sondagem citada pela Animal, feita em Março de 2007, 61,1 por cento dos habitantes do norte do país declaram querer que as touradas sejam proibidas por lei em todo o país e 64,5 por cento que declaram querer que as cidades e vilas em que residem sejam declaradas cidades e vilas anti-touradas.


Publico

Anónimo disse...

Concordo com o Zé Lameiras, o debate é interessante não vamos entrar em ofensas pessoais.

Atacar quem gosta ou quem não gosta é fácil.
Argumentar contra, admito que é bastante mais fáci. Argumentar a favor é complicado, principalmente na conjuntura actual e numa sociedade que se quer sensata e respeitante dos direitos, quer dos animais quer das pessoas.

Eu não gosto de touradas, nem de qualquer tipo de espectacúlo que envolva animais.
O Dinis Pacheco que é forcado tem uma visão diferente por razões obvias, e acho interessante tentar compreender os argumentos dele embora na minha opinião estejam errados, para perceber o que motiva as pessoas que como ele gostam e participam em touradas.

M.P.

Dinis Pacheco disse...

ao anonimo de 27 de Abril de 2009 19:50:
Portugal é um pais de atrasado a seu ver, bom remédio, vá para um desses países de maltrapilhos!

já ao sr MP queria apenas dizer que das touradas se gosta ou n se gosta! o gostar é pelo sentimento, pelo ambiente, pela amizade, sei lá...
gosto e pronto! respeito quem nao gosta, nao respeito quem me quer privar delas!

Anónimo disse...

para quem diz que as touradas ainda vão durar muito tempo...o comentário colocado por FIM demonstra que não é bem assim, o fim das touradas está bem á vista...é apenas uma questão de tempo até porque a grande maioria dos defensoeres têm discursos completamente atrasados como esse dinis pacheco e assim nunca vão levar a água ao seu moinho...longe vai o tempo que se ganhavam as discussões com o argumento "Porque eu gosto". Isso era no tempo da Outra senhora...

Dinis Pacheco disse...

eu não quero aqui ofender ninguém, se calhar até já o fiz a pessoas que respeito! desde já as minhas desculpas. não escrevam sob anonimato, identifiquem-se! Se defendem os direitos dos animais de forma tão evidente qual é o mal de se identificarem? talvez receiem algo (?!) porque no fundo sabem que Portugal é um país de aficcionados. É e será sempre!!!
Eu sou um apaixonado pela tauromaquia, pelo campo, pelo toiro, pelo cavalo, etc.. não me envergonho nada disso e defendê-los-ei sempre que sentir que estão a querer destruir ou deturpar o que realmente é genuinamente Português!
Lá porque em outros países não se faz nós não temos de ser iguais aos outros. são estes promenores que nos distinguem culturalmente e socialmente de outros povos! É proveitoso que tomemos de exemplo os países mais desenvolvidos, mas SEM NUNCA PERDERMOS A NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE! Eu tenho orgulho em ser Português, Alentejano e Aficcionado!!!

Cristina Gomes disse...

Já estive presente em várias manifestações anti-touradas. Os "maltrapilhos" de que vocês falam são pessoas que, na sua maioria, não utilizam no seu vestuário peças que tenham na sua composição produtos de origem animal. Será que respeitar os animais e não os utilizar é ser "maltrapilho"? Quanto à diferença entre o marisco ser cozido vivo e as touradas é que quando os cozinheiros estão a confeccionar aqueles pratos, que a maior parte de nós não come, vocês não estão lá a aplaudir. Esse marisco (que eu não concordo que seja comido por vós, e muito menos que seja cozido vivo) tem como propósito alimentar-vos e eu consigo não vos desejar que morram à fome. Já os touros são mortos muito mais devagarinho nas arenas e aquilo que não posso conceber é que esse espectáculo serve para entreter pessoas. Como é possível que vocês sejam tão sádicos? Cada vez há mais pessoas a manifestarem-se contra as touradas. Acabei de descobrir um blogue fantástico: http://mgranti-touradas.blogspot.com