quarta-feira, 23 de abril de 2008

Ninguém morre se o Benfica não for à Champions...

Luis Filipe Vieira tem razão, o facto do Benfica não ir à Liga dos Campeões ainda não é causa de morte em Portugal. No entanto, o presidente de quase todos os benfiquistas, perdeu mais uma boa oportunidade para estar calado.
Havendo três lugares para possível acesso (dois directos e outro para a pré-eliminatória), é uma vergonha se o Benfica não conseguir ficar em nenhum deles.
O Vitória de Guimarães prepara-se, ou preparam-no, para entrar na Liga dos Milhões. É o futebol que temos, é a realidade que a muitos interessa...

terça-feira, 22 de abril de 2008

Vanderlei Fernandes da Silva..

Este jogador, que para o amigos é Derlei, segundo o Relatório de Carlos Xistra disse as seguintes palavras elogiosas ao árbitro da partida:
"És um filho da p...", recebeu vermelho e após lhe chamar palhaço, ainda lhe deu um conselho : "vai tomar no c...", sugeriu o Derlei. Depois disso, ainda segundo o relatório de Xistra, chegou bem perto dele tentado, num acto de carinho, tocar-lhe com a cabeça, mas sem o concretizar, escreveu o juíz. Foi castigado com três jogos, acabou para ele a Liga.
Pois é Vanderlei, a camisola do Porto dava-te jeito em certas alturas não era?

Ps : Também a título de curiosidade fiquei a saber que Lazaroni, técnico do Marítimo, foi expulso porque "apenas" disse ao árbitro isto: "Porra, isto é uma roubalheira, você é um gatuno".

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Clássico...

Apesar da diferença de pontos, o clássico de ontem foi normal. Houve tudo o que costuma haver quando o Benfica visita o Porto: Insultos desde que começa até que acaba o jogo e vindos de todo o Estádio, (gritar Olés aos 2 minutos é disso exemplo), um árbitro a colocar "travão" na equipa encarnada com cartões por faltas normais, o Porto a marcar golo cedo e a dominar o jogo completamente.
O Benfica de hoje, tinha poucos argumentos para ir fazer melhor ao Porto. A equipa encarnada está desmotivada e com falta de confiança, os adeptos (ou os que se dizem) optaram por apedrejar o autocarro e faltar ao Dragão, optam por ir ao Seixal ofender e tentar tirar satisfações com aqueles que vestem a camisola do seu clube e que apesar de tudo dão o que podem.
É assim que penso, alguns jogadores não têm classe para jogar neste clube, mas a culpa não é deles...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Livre directo -1

Aqui fica o meu artigo de opinião que foi publicado na ultima edição do jornal ECOS:

LIVRE DIRECTO
por José Lameiras


- Em primeiro lugar, agradecer ao ECOS o convite para escrever uma coluna de opinião sobre Desporto. A partir deste número, tentarei aqui fazer uma abordagem séria e imparcial sobre vários temas.

1 - Vamos começar pelo Hóquei em Patins. Esta é uma modalidade de referência em Estremoz mas que atravessa alguns problemas. Até há pouco tempo, havia um treinador que tinha à sua responsabilidade quatro equipas dos escalões de formação, Fernando Gonçalves demitiu-se e acabaram os treinos. Em boa hora, uniram-se esforços e provocaram-se alguns regressos, (Carlos Silva e Jorge Batista), que colocando para trás certas divergências antigas, voltaram para ajudar o clube e estas crianças que são as menos culpadas.
Lendo a edição anterior do ECOS, confesso ter ficado confundido com as razões da saída do anterior técnico de quase todos os escalões, afinal, foram razões pessoais e profissionais, ou houve mais qualquer coisa? A frase “ a seu tempo tudo se saberá” é no mínimo enigmática e dá lugar a muitas especulações. Fernando Gonçalves devia ter explicado melhor, ou ter-se remetido ao silêncio, deixar a porta meio aberta, não é aconselhável.
A lutar para subir está a equipa sénior, após a menos positiva “digressão” por Lisboa, numa fase decisiva que custou o 1º lugar e o consequente apuramento directo, esta é a altura de unir esforços em prol de um objectivo: colocar o Estremoz no lugar que merece. A vitória em Seixas veio em muito boa hora, agora é preciso rentabiliza-la…

2 - Entristece-me ver a equipa de futebol do C.F. Estremoz em último e condenada, sempre me habituei a outra realidade que não esta. Os argumentos são poucos para segurar jogadores que, por muito pouco, deixam o clube da terra ao qual devem a sua formação. Sei também que outros tempos de loucuras quase que condenaram o clube, mas acho que a cidade e a instituição merecem uma equipa que lute por outros objectivos. No entanto, tiro o chapéu a quem por lá anda, sei que não é por falta de vontade e de trabalho que os resultados não têm aparecido. Fico a torcer pelo Arcoense, para que o concelho tenha um representante na próxima época na Divisão de Honra.

3 – O União de Montemor está quase de regresso ao Distrital, o Estrela de Vendas Novas pode cair em dois anos da II Divisão para o Distrital, o Juventude de Évora vai regressar à III Divisão. Estes são factos que provam a diferença do nosso Distrito para outros. Nos últimos anos, apenas o Lusitano se manteve após subir, agora o campeão foi o Atlético, esperemos que vá para ficar…

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Boato...

Mas alguém ainda duvida, que o boato sobre o internamento de Pinto da Costa, foi lançado por alguém próximo dele, com o seu conhecimento e com a intenção de ele depois mandar mais umas farpas à concorrência?
1º- A escolha do Hospital da Luz é caricata, 2º - Não acredito que o Expresso inventasse uma coisa destas. 3º - Para o editor do Expresso publicar uma informação como esta, tinha de vir de fonte segura ou próxima do visado, 4º - Apesar de perito em improviso, a piada de mau gosto sobre a morgue e o Benfica é mais que pensada, 5º - É estranho a resposta (desmentido) aparecer no Sol e ainda por cima 3 ou 4 horas depois do boato surgir.
Por isso, tirem as vossas conclusões, eu já tirei as minhas...

O Derby...

Jogo digno de um derby. Houve golos, houve emoção e alguns casos que não beliscam o desfecho.
Num jogo destes nem devemos falar de justiça no resultado, depois de Rodriguez fazer o terceiro do Benfica, já nenhum resultado seria justo. Pela primeira parte o Benfica merecia ganhar, mas o "vendaval verde e branco" dos últimos 25 minutos, justifica este resultado que, naturalmente, deixa eufóricos os adeptos leoninos.
Quanto ao Benfica em concreto só gostava de dizer que não se pode marcar três golos em Alvalade e não vencer, não se pode estar a ganhar por 2-0 em casa do eterno rival e perder o controlo do jogo, este desastre mostra bem as fragilidades desta equipa.
Gostaria só de citar uma declaração que ouvi hoje, por alguém experiente, na Antena 1: "Os avançados ganham jogos, a defesa ganha as competições..."

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ao colo...

Quem, além dos adeptos, dirigentes e jogadores, quer meter o Guimarães à força na Champions?
Há uns anos vimos o Boavista ser campeão nacional, fruto de muitas habilidades exteriores ao jogo. Este ano vamos ver o Vitória ser apurado para a Liga dos Campeões, os últimos jogos têm mostrado que não há volta a dar.
É certo que os jogadores correm e lutam muito, é certo também que o 12º jogador (público) tem estado sempre presente, mas fica a sensação que estamos perante uma equipa claramente a ser levada ao colo...

sábado, 12 de abril de 2008

0-3...

Resultado anormal. Um jogo perfeito da Académica e medíocre do Benfica provocaram este desfecho.
Não é culpa do Chalana, nem do Luisão, nem do Léo, nem do Cardozo. A culpa desta derrota e de o Benfica não conseguir ir à Champions, vai ter de ser entregue, principalmente, à direcção.
Luis Filipe Vieira errou muito, muito mais do que devia. Veiga faz falta, com ele no Benfica as coisas "rodavam" de outra forma.
Há que pensar na próxima época, Luis Filipe Vieira deve deixar o cargo ou pelo menos nunca mais se meter no futebol. Este ano, a tarefa (ficar em 2º) está quase impossível se olharmos para o calendário...

PS -Quero ver, se estes "estudantes" vão correr assim tanto para a semana quando receberem o Guimarães.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sobe e desce...

No Alentejo, não há futebol de primeira, não temos esperanças de em breve termos uma equipa, pelo menos, na Liga de Honra.
Mais perto do topo está o Elétrico de Ponte de Sôr, está a lutar pela subida mas, além da tarefa estar difícil, não há nesse clube "estofo" para essa realidade. Não há investidores no Alentejo com vontade de suportar uma equipa de primeira, quem tinha já se cansou e, com coragem, fechou a torneira ( Rui Nabeiro).
Assim, assistimos todos os anos a um sobe de desce, este ano até pode ser pior com a descida do Estrela de Vendas Novas, a hecatombe desta equipa ( da 2ª até aos Distritais em 2 anos), pode fazer com que descam da Divisão de Honra 3 equipas.
O Juventude, após uma aventura na 2ª Divisão, vai regressar à 3ª. Fica mais uma vez provado as limitações alentejanas quando se sobe alguns degraus, mesmo com jogadores experientes e com qualidade, a descida vai ser infelizmente uma realidade.
Vai se salvar o Lusitano que esta época acaba por fazer um campeonato tranquilo em relação ao ano passado, com a descida do "eterno rival", espera-se que os lusitanistas tentem a ascenção na próxima época.
Bem colocado para ir para a 2ª está o Elvas, lidera a sua série e tem fortes hipóteses de ficar num dos lugares de acesso, é um clube que tem estrutura, já andou na 1ª Divisão e por isso os seus adeptos estão com sede de sucessos.
Já despromovido foi também o Estrela de Portalegre que até abdicou de jogar a 2ª fase, espero que os custos desta decisão precipitada não sejam muito elevados.
Por fim o meu Estremoz, vai descer para a 1ª Distrital, não sabemos quando voltará a subir, há que repensar o futebol encarnado...

terça-feira, 8 de abril de 2008

Sporting...

Joga quinta-feira a 2ª mão. Achei excesso de confiança a imprensa portuguesa (alguma), dizer que os leões "já estão com um pé nas meias finais".
0-0 fora é sempre bom resultado, mas é preciso cuidado pois sofrer um golo pode ser fatal. O Sporting tem a vantagem de não ter perdido fora e assim poder resolver tudo em sua casa, mas os Rangers também trazem a vantagem de não terem sofrido golos em casa, se eles marcam primeiro...
Uma coisa é certa, pelo que o Sporting jogou, tem grandes chances de seguir em frente, no entanto é preciso não dar este facto como consumado, há muito para jogar ainda...

As conversas do costume...

Fala-se muito e diz-se pouco, os portugueses que gostam tanto de olhar lá para fora e de lá trazer exemplos, porque não trazem agora o exemplo de Itália?
Deixem-se de tentar atirar areia para os olhos dos adeptos tirando 6 ridículos pontos ao Porto. ainda por cima com a decisão a sair depois de os azuis já teram vários pontos de avanço.
Não tirem nada e arquivem o assunto, é mais digno...

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Tudo na mesma...

Nesta jornada confirmaram-se as minhas suspeitas : Este ano o 2º lugar está guardado para o Guimarães.
Este fim de semana em Paços de Ferreira assistimos as algumas decisões, pelo menos, duvidosas. Já no jogo em casa frente ao Nacional a equipa da cidade berço foi levada ao colo.
O Benfica hoje foi prejudicado no Bessa, nos últimos minutos há penalty, será que nenhum dos dois árbitros mais perto do lance viu mão na bola?
Não se pode brincar com coisas sérias, não se podem tirar pontos assim...
Querem o Guimarães na Champions? Querem arranjar um 4º grande à força?