segunda-feira, 30 de abril de 2007

E agora Juventude?

Uma equipa do distrito de Évora está quase a subir à 2ª. O Estrela de Vendas Novas desce e parece que o Juventude está próximo de subir, tem 4 pontos para gerir e tem o grupo motivado.
No caso de subida, que sinceramente espero que aconteça, é caso para perguntar : e agora Juventude? Como vai o clube aguentar? Será para ficar muito tempo? Será que vão ser feitas loucuras?Será que haverá patrocinadores capazes de sustentar uma equipa semi-profissional?
Vamos ver...

1-1, ganhou o Porto

Pois é, foi o maior vencedor. O Porto pouco ambicioso e completamente vulgar vai ser campeão, disso pouco duvido, duvido menos ainda que este ano vai ganhar por demérito de Benfica e Sporting que abdicaram praticamente ontem de ter chances de chegar ao título.
Muito se podia falar do derby de ontem, o facto de Caneira ter ficado em campo mais 83 minutos do que devia, o facto do Benfica entrar a dormir consentindo um golo praticamente no 1º minuto, a pouca ambição do Sporting que andou na 2ª parte a controlar o tempo para garantir o empate (acho engraçado o Paulo Bento dizer que lutou até final para ganhar quando meteu Tonel nos últimos minutos), bem, poderia dizer muito mais, mas o que é certo é que deu empate e agora respira-se melhor no norte. O Campeonato vai decidir-se em Paços de Ferreira, se é que não está já decidido...

segunda-feira, 23 de abril de 2007

O meu Hóquei...

Digo meu porque é a minha modalidade favorita, sinto pena dela, estão a matá-la!
A Federação de Patinagem será a grande responsável pelo fim do hóquei em todo o país, todos já percebemos que eles a querem resumir aos grandes centros, todos já percebemos que querem apenas clubes com dinheiro que é para assim pagarem os chorudos vencimentos de técnicos, secretários e outros "tachos" que estão dentro da Federação.
Na 2ª Divisão, um jogo fica ao clube visitado na ordem dos 500 euros, falamos de 1000 euros por mês, se a isso juntarmos o material que é dispendioso, só um clube bem apoiado pela autarquia ou um clube que tenha bons patrocinadores se consegue aguentar. As inscrições de jogadores são caríssimas, as assistências cada vez são menores, todos estes factores conjugados são determinantes para as desistências que têm acontecido.
Como se isto fosse pouco, a FPP agora lembrou-se de exigir cursos de treinador nível 2 para a 2ª Divisão e de nível 1 para a 3ª. O nível 1 pode ser tirado em 2 fins de semana, o último foi em Beja, a 125 km de Estremoz. Agora o de nível 2, tem uma inscrição de 200 euros, ocupa vários fins de semana e o mais perto que houve até agora foi em Lisboa. Nem toda a gente tem posses para isso, nem toda a gente tem dispoibilidade para "gastar" tantos fins de semana, agora deixo umas perguntas?
- Será que Estremoz já não merecia uns cursos?
- Se a FPP exige as qualificações, não deveria criar condições para que as pessoas as obtivissem nas suas terras ou relativamente perto?
-Será que os cursos não poderiam ter uma versão por correspondência?
Numa altura em que o governo luta para que os portugueses tenham mais qualificações, porque é que os "inteligentes" da FPP preferem afastar e não dar hipóteses a quem não as tem?
Vão acabar com um hóquei para todos, para passarem a ter um hóquei só para alguns...

domingo, 22 de abril de 2007

Estremoz...

Hoje não falo de futebol, ou melhor, aqui neste post...
Porque está aí a FIAPE, falo de Estremoz. Sempre aqui vivi, não sei o que é viver noutro sítio, gosto de aqui estar, gosto de aqui viver, gosto da minha terra.
Gosto da FIAPE, são dias de agitação na calma habitual que reina nesta cidade, cada um tenta mostrar o que tem, os empresários gostam de estar presentes, não só para vender e aumentar as receitas das empresas, mas também para expor e valorizar os seus produtos.
A organização, Câmara Municipal de Estremoz, teve especial cuidado este ano na escolha dos concertos para a feira. Depois do erro do ano passado no primeiro dia (espectáculo com muita qualidade mas não para uma FIAPE), houve este ano uma estratégia diferente:
André Sardet, teve grande sucesso no ano de 2006 e é uma estreia em Estremoz, boa escolha. Quim Barreiros, não é uma estreia mas não dá dois concertos iguais, pode-se gostar ou não, mas dentro do estilo é dos poucos que se tem aguentado. Canta Brasil, música brasileira, náo são uma referência, são sim uns bons animadores de palco e que vão proporcionar bons momentos de dança...Mickael Carreira, tem Carreira no nome e só por isso o seu cachet ronda os 25 mil euros(em Estremoz vai receber menos 6 mil euros porque o contrato foi assinado há algum tempo), acaba por ser uma boa aposta para trazer muita gente à feira. Depois há o dia a banda de tributo aos Beatles, que me está a despertar a curiosidade, o Estremoz Dança que vai colocar o pessoal da terra em cima do palco, e o habitual Dia de Zafra.
Os preços são mais que populares, o que vai ajudar e muito, espera-se uma boa FIAPE.

Há vida depois de Simão...

Vitória na Madeira, confesso que para mim um pouco inesperada, mas não pela ausência de Simão, mas porque via o Benfica uma equipa sem confiança.
Mas não, desde o início do jogo que se via que o Benfica esta melhor, Rui Costa e Miccoli deram aquilo que faltava à equipa, organização e golos.
Mas agora ficam algumas questões no ar:
-Será que Simão já não poderia ter descansado?
-Será que Miguelito não devia jogar?
-Será que se Rui Costa não teve mais protagonismo devido à ausência de Simão?
-Será que o Manú não merecia mais minutos?
Sinceramente acho que Fernando Santos não é o principal culpado do que aconteceu há pouco tempo, mas ele deveria ser mais corajoso para tomar certas decisões...

quarta-feira, 18 de abril de 2007

O Tribunal da Luz...

Sou do Benfica e nunca o escondi, sou sócio e vibro intensamente com este clube, mas o verdadeiro adepto é aquele que não vira as costas ao seu clube mesmo nas alturas mais complicadas.
O Benfica tinha sido eliminado para a Uefa em pleno Estádio da Luz uns dias antes, tinha caído aos pés de um clube que pertence à 3ª linha do futebol europeu. Ainda antes dessa eliminação o Benfica tinha empatado em Aveiro com o Beira Mar e aí começou o adeus ao título. Mesmo assim foram 36 mil os adeptos que se deslocaram à Luz numa segunda feira ás 19h45, um número muito bom.
Mas, nem tudo é bonito, é verdade que o Benfica está a passar uma crise de resultados, é verdade que em 15 dias perdemos tudo, mas se vamos ao Estádio é para apoiar. Não consigo entender os assobios aos jogadores, o Nélson não podia tocar na bola que imediantamente era assobiado, o Nuno Gomes, o Anderson, estes também são constantemente vaiados por adeptos do próprio clube. Condeno essas atitudes, se não estão satisfeitos fiquem em casa no sofá, a pressão já é muita, eles não precisam de mais inimigos.
Mas é assim, o Tribunal da Luz não perdoa...
PS: Gostei da ovação ao João Pinto, pode ter ido para o Sporting, mas não foi por vontade própria, enquanto teve no Benfica foi um grande profissional e lutou sempre até ao fim

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Preparação Física

"A equipa está cansada", "jogam sempre os mesmos", estas algumas expressões que temos ouvido nos últimos tempos quando se fala da acentuada baixa de produção do Benfica.
Pois bem, quem é o preparador físico? O filho do Rodolfo Moura, com 26 anos e ainda em estágio depois de completar, com elevadas notas, o curso de Educação Física e Desporto, posso garantir também que o curso não foi tirado na Independente, muito menos num domingo...
As várias lesões musculares do plantel no início da época mostram uma descuidada preparação, os níveis físicos da equipa nesta altura deixam muito a desejar, há situações que em futebol não se podem prever, mas há outras em que é preciso um estudo minuncioso para que depois as coisas resultem.
Deixo algumas preguntas:
Será que a equipa técnica do Benfica não estava à espera de nesta altura estar a disputar pelo menos 2 provas?
Será que nesta altura não esperavam jogar duas vezes por semana?
Será que Fernando Santos não poderia ter descansado alguns jogadores em certa alturas?
Será que o Preparador Físico tem experiência suficiente para tratar da condição física de uma equipa como esta?
Será que ele conhece as capacidades e a situação muscular do Rui Costa?
O trabalho devia ser feito para que nesta altura a equipa estivesse na máxima força, se há uns anos atrás isso não era possível, hoje é. É possível fazer com que uma equipa esteja no "pico de forma" em certa altura, só as lesões não se podem prever, mas podem-se prevenir...

sábado, 7 de abril de 2007

O jogo frente ao Espanhol...

Aqui escrevi neste blog e parecia que adivinhava, foi díficil e podia ter sido catastrófico. Cheirou a goleada, cheirou a Vigo e à humilhação dos 7-0 que todos os benfiquistas têm dificuldade em esquecer.
Quando fiquei a conhecer a equipa titular do Benfica vi logo qual seria a intenção do treinador, João Coimbra era para aguentar uma parte para Rui Costa ser lançado na segunda, Derlei e Simão para jogar bem abertos nas alas na tentativa de servir Nuno Gomes, os três homens no meio-campo seria para tapar a defesa e jogar no contra-ataque. Pois é, quando as coisas resultam está tudo bem, o treinador é o maior, quando estamos a perder 3-0 o treinador é o principal culpado. Deixo umas perguntas:
-Que culpa tem Fernando Santos de o Benfica sofrer um golo depois de efectuar um lançamento lateral?
-Que culpa tem Fernando Santos de Quim ficar a meio do caminho no 2º golo?
-Que culpa tem Fernando Santos de no 3º golo Nelson deixar Riera centrar sem qualquer oposição, Anderson estar a "dormir" e Pandiani cabecear à vontade?
A entrada do Benfica foi má demais, mas há uma uma coisa que ficou bem patente, O Espanhol estudou muito bem a equipa encarnada e jogou com os pontos fracos, Nelson foi muito visado e Simão foi anulado durante 60 minutos.
Nota muito positiva para Rui Costa ( com ele a equipa é outra), Miccoli (deu a velocidade que o ataque precisava) e Petit ( foi o único que no começo do jogo estava em campo).
Nota negativa para Anderson ( definitivamente não está bem), Nélson ( é capaz de coisas muito boas e outras de colocar qualquer benfiquista à beira de um ataque de nervos) e Derlei ( muito trapalhão e nada objectivo, onde pára o Ninja?)
Está tudo em aberto devido aos 2 golos marcados fora, acho que é possível passar às meias finais, mas atenção, o Espanhol é muito esclarecido e pragmático fora de casa, todo o cuidado é pouco.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

A cassete de Jesualdo

"Em caso de dúvida fomos sempre prejudicados...", "...começo a ficar farto de falar sempre nisto depois dos jogos do Porto".
Foi isto que tive de ouvir hoje quando sintonizava a Antena 1 que transmitia em directo a conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira. Bom, só uma palavra, engraçado!
Qual será a lavagem que estes treinadores levam quando chegam a este clube? Couceiro dizia o mesmo, agora Jesualdo com a mesma cassete.
Mas alguém acredita que o Porto seja prejudicado deliberadamente? Sobre Jesualdo tinha tanto para dizer que nada digo, alias, a sua idade, a sua longa carreira, os clubes que já o acolheram e o número de títulos como treinador principal que já conquistou falam por si...

A visita a Barcelona

O Benfica joga esta quinta feira em Barcelona para uma competição europeia, pena não ser para a Liga dos Campeões, pena não ser frente ao histórico Barcelona.
É para a Taça Uefa, é frente ao Espanhol, é um jogo importante onde se joga o prestígio e não só. É a primeira parte de uma eliminatória que pode colocar os "encarnados" nas meias da taça Uefa.
Acho que se está a desvalorizar um pouco o valor do adversário, o Espanhol tem De La Pena, tem Pandiani, tem outros que apesar de desconhecidos são bons e regulares jogadores. O Espanhol joga no seu Estádio, perante o seu público, os benfiquistas, principalmente os adeptos não esperem facilidades, não esperem uma vitória robusta, esperem sim muita luta dos visitados e uma eliminatória muito complicada, que até pode ser uma desilusão.
Mesmo assim, sei que o Benfica tem argumentos para ultrapassar tudo isto, principalmente a motivação, pois em termos físicos as pedras fundamentais do Fernando Santos estão no limite.
Vamos ver o que isto dá...

segunda-feira, 2 de abril de 2007

O comentário de José Mourinho

Apenas um adjectivo, fantástico!
O comentário e análise que José Mourinho fez ao jogo Benfica - Porto para o Record é simplesmente fantástico.
Está na última página da edição de hoje, ficará a perceber mais um pouco de futebol quem tiver o prazer de ler essa crónica.
Fica a minha sugestão....

O Hóquei do Estremoz....

Falemos do Hóquei, falemos do Hóquei do Estremoz e sobre o que se passou no passado fim de semana.
Jogo importante contra o Estreito, equipa matreira que parece não ter argumentos mas os golos aparecem, o pavilhão às 17 horas estava praticamente vazio, mas depois lá se foi compondo. O Estremoz entrou bem e marcou no início por Vasco Quadrado, o mesmo alteta passado pouco tempo foi atingido com uma bola na testa e o resultado foi 8 pontos para cozer o sobrolho.
Ao intervalo e parecendo não justificar o Estreito já ganhava por 2-1, começou a segunda metade e mais do mesmo, o Estremoz atacava pouco esclarecido e o Estreito marcava. A 15 minutos do fim os madeirenses ganhavam por 4-1, volta o Vasco do Hospital e volta a calçar as botas com a intenção de ajudar a equipa, não marcou mas levou a equipa para a frente, ajudando e muito na fantástica revravolta que um Pavilhão "despido mas emocionado viu ".
O Estremoz venceu por 5-4, são tardes como esta que nos fazem vibrar, felizmente em Estremoz esta não foi a primeira e não será a última...

Ficou tudo (quase) na mesma...

Pois foi, o clássico deu empate.
Jogo emotivo, nem sempre bem jogado e com duas equipas a repeitarem-se mutuamente.
Está tudo em aberto, se vencer hoje o Beira Mar, o Sporting volta à corrida.
Queria destacar uma exibição no Benfica - David Luiz, pelo que jogou e pela calma que mostrou (pena o seu companheiro de defesa não estar igual).
Melhor em campo - Helton, foi ele que segurou o 1º lugar para o Porto, os últimos minutos poderiam ter sido de glória para Mantorras ou Derlei.
Sinceramente acho que o Porto agora tem tudo para chegar ao fim na frente, o Benfica tem um calendário mais complicado e tem a Taça Uefa, o Sporting pode não ter argumentos que cheguem e não pode falhar.